quinta-feira, 29 de junho de 2017

COMUNICADO



Em consonância com a CNBB – Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, a Diocese de Piripiri irmanada a toda sociedade brasileira vai aderir a esta parada nacional contra o projeto de Reforma trabalhista que diminuí os direitos dos trabalhadores do Brasil.
O arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha, defendeu na última coletiva de imprensa da entidade, realizada no dia 22 de junho, o direito a mobilização. Na ocasião, o cardeal reiterou a importância da população de se manifestar nas ruas, de forma pacífica, para conscientizar autoridades sobre a necessidade de reflexão e diálogo com a sociedade. A entidade convoca os cristãos e pessoas de boa vontade, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o povo, principalmente os mais fragilizados. ( cnbb.net.org)
Portanto, amanhã, 30 de junho, não haverá expediente na Cúria Diocesana de Piripiri.

Convite à imprensa – 27ª Assembleia Regional de Pastoral



CONVITE – COLETIVA DE IMPRENSA
O Regional Nordeste IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, composto por 8 dioceses piauienses, convida para coletiva de imprensa a ser realizada às 10h15, no dia 7 de julho, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, no bairro Socopo, PI-112. O objetivo é a 27ª Assembleia Regional de Pastoral, que objetiva refletir sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal da Papa Francisco, Amoris Laetitia (Sobre o amor na família), tendo como temática “Vocação e missão da família no mundo contemporâneo”. Assim, a Igreja do Piauí busca caminhos para fortalecer o Setor Família das dioceses, bem como animar e despertar os casais para a vivência matrimonial e espiritual, buscando a construção do Reino de Deus, a partir da família, indicando pistas de ação.
Data: 7 de julho (sexta-feira)
Local: Centro de Treinamento Padre Tony Batista
Horário: 10:15h
Informações: Assessoria de Comunicação da CNBBNE4, por meio do telefone (86) 3223-3079
Acesse também:
Facebook: www.facebook.com/cnbbne4
Instagram: @cnbbne4

quarta-feira, 28 de junho de 2017

“As saídas para a crise passam também pela mobilização do povo”afirma Dom Sergio



As centrais sindicais convocaram uma Greve Geral para o dia 30 de junho, próxima sexta-feira. A greve tem como motivação impedir a retirada dos direitos dos trabalhadores, através da tramitação das Reformas Trabalhista e da Previdência no Congresso Nacional. Em Brasília (DF), dezenas de categorias prometeram aderir à greve, o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato dos Metroviários, por exemplo, anunciaram adesão ao movimento.
O arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha, defendeu na última coletiva de imprensa da entidade, realizada no dia 22 de junho, o direito a mobilização. Na ocasião, o cardeal reiterou a importância da população de se manifestar nas ruas, de forma pacífica, para conscientizar autoridades sobre a necessidade de reflexão e diálogo com a sociedade.
Questionado por um repórter se só a oração poderia salvar o país da crise, dom Sergio foi enfático ao afirmar que ‘sem dúvidas, o país precisaria de muita oração’. “Nós já nos manifestamos recentemente em Corpus Christi e a resposta que nós recebemos mostra que realmente há uma consciência cada vez mais difusa da gravidade da crise”, disse. O bispo se referia à intenção de Oração pelo Brasil, motivada pela CNBB, durante o dia de Corpus Christi, 15 de julho. A iniciativa dirigia a todos uma proposta de oração diante do “grave momento vivido pelo país”. 
“A participação em Corpus Christi, da oração que foi rezada pelo Brasil, mostra claramente que cada vez mais se difunde entre nós a gravidade e, ao mesmo tempo, a urgência de superação da crise. Nossa gente tem sofrido e isso não é algo que está confinado a discussões de alguns ambientes. O nosso povo cada vez mais sente os efeitos dessa situação e, por isso, cada vez mais nós recebemos pessoas dispostas à oração pelo Brasil, mas o que se quer mesmo além disso é mais uma vez mobilizar as nossas comunidades a refletirem e atuarem pelo Brasil”, afirmou dom Sergio.
O Conselho Permanente da CNBB também decidiu convocar um Dia de Oração pelo Brasil no 7 de setembro, dia da pátria. De acordo com dom Sergio, as saídas para a crise não podem depender estritamente de iniciativas políticas ou partidárias. “Por mais importante que seja, elas também passam pela população, pela mobilização do nosso povo, então uma expressão de mobilização que Graças a Deus encontrou uma resposta muito grande tem sido essa da oração pelo Brasil, porque quem reza na verdade também reflete, medita sobre o que se passa e seguramente vai encontrando na Palavra de Deus, a luz e a força para caminhar”, finalizou.
Nota oficial
A CNBB também já havia se pronunciado, em nota oficial, sobre à proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, de iniciativa do Poder Executivo, que tramita no Congresso Nacional. A entidade se manifestou contra a forma como o processo das reformas está sendo conduzido, sem diálogo com a sociedade e com objetivos de diminuir os gastos previdenciários,  excluindo da proteção social os que têm direitos a benefícios.
“Ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores…); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a PEC 287/2016 escolhe o caminho da exclusão social”, afirma a nota.
Por último, a entidade convoca os cristãos e pessoas de boa vontade, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o povo, principalmente os mais fragilizados.

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese de Belém (PA)



A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 28 de junho, a decisão do papa Francisco em nomear novo bispo titular de “Braba” e auxiliar na arquidiocese de Belém (PA) o padre Antônio de Assis Ribeiro, SDB, atualmente vice-inspetor da inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, no estado de Amazonas.
Nascido em 26 de julho de 1966, na zona rural do município de Capitão do Poço, no nordeste do Estado do Pará. Padre Antônio foi ordenado como sacerdote dia 17 de junho de 1995, em Ourém (PA).  O religioso concluiu licenciatura em filosofia, em 1989, no Centro de Estudos do Comportamento Humano (Cenesch), da arquidiocese de Manaus (AM). De 1991 a 1994 cursou teologia pela na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma (Itália).
Padre Antônio tem experiência de atuação com a Pastoral Juvenil Salesiana e também com crianças e adolescentes, tendo exercido,  em 2005, a função de Conselheiro Municipal da Criança e do Adolescente, em Belém (PA). Em 2003, fundou, em Ananindeua (PA), o Centro Associação Damas Salesianas, organização voltada para a promoção do voluntariado feminino no espírito salesiano.

domingo, 25 de junho de 2017

Dom Edivalter Andrade toma posse como bispo da Diocese de Floriano

A Diocese de Floriano Piauí acolheu na noite desse sábado, 24 de junho, o seu novo bispo, Dom Edivalter Andrade. A cerimônia realizada no adro da Catedral São Pedro de Alcântara, pôs fim a uma espera de quase um ano aos fiéis da Diocese de Floriano.
Às 16h Dom Edivalter foi acolhido na entrada da cidade onde recebeu das mãos do prefeito local uma chave simbólica do município e foi presenteado com símbolos da Diocese representados pela carnaúba, água, terra e uma imagem de Nossa Senhora. Do local, seguiu em carro aberto, numa carreata pelas ruas da cidade até a Catedral São Pedro de Alcântara.
No adro da Matriz foi acolhido pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado Brito Sobrinho que em nome da Província Eclesiástica do Piauí o acolheu e o conduziu até o Santíssimo Sacramento no interior da igreja.
Após o ato, iniciou-se a Missa solene, inicialmente presidida por Dom Jacinto que após entrega-lo o Báculo e apresenta-lo a Cátedra passou a presidência para Dom Edivalter. Concelebraram a Eucaristia os bispos do Regional Nordeste IV e de outros regionais. A cerimônia contou com a presença de administradores, padres, seminaristas, diáconos, religiosas, autoridades, amigos e familiares de Dom Edivalter.
Em suas primeiras palavras dirigidas aos seus diocesanos, através da homilia, Dom Edivalter disse não trazer nenhum programa pastoral pronto, mas revelou a importância da igreja estar atenta aos “sinais do tempo”, apontando para uma “saudável continuidade” da condução da diocese para a adaptação às “novas e legítimas exigências dos novos tempos”.
No momento de ação de graças, em sua mensagem de agradecimento ressaltou: “Em dez de junho recebi como uma consagração episcopal uma especial efusão do espirito santo que me configurou de maneira especial a Cristo cabeça e pastor. Santificado no sacramento com o dom do espirito santo devo agora responder a graça recebida, conformando minha vida pessoal a Cristo no ministério apostólico que hoje inicio nesta Igreja particular de Floriano. O episcopado não é um uma honra, mas um serviço. Peço que rezem por mim para que seja um bispo seguidor do Bom Pastor”.
Dom Edivalter é o terceiro bispo desde que foi criada a Diocese de Floriano, que se desmembrou da Diocese de Oeiras em 2008.
Toda a cerimônia foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM.
Veja aqui as fotos da cerimônia.

sábado, 24 de junho de 2017

CNBB manifesta apoio ao Cimi e denuncia desrespeito a direitos conquistados





NOTA DA CNBB EM DEFESA DOS DIREITOS INDÍGENAS E DO CIMI
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, reunido em Brasília-DF, nos dias 20 a 22 de junho de 2017, manifesta seu total apoio e solidariedade ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI) diante das infundadas e injustas acusações que recebeu da Comissão Parlamentar de Inquérito, denominada CPI da Funai e Incra, encerrada no último mês de maio. A CNBB repudia o relatório desta Comissão que indicia mais de uma centena de pessoas: lideranças indígenas, antropólogos, procuradores da república e aliados da causa indígena, entre eles, missionários do CIMI. 
Criado há 45 anos, o CIMI inspira-se nos princípios do Evangelho. Por isso, põe-se ao lado dos povos indígenas, defendendo sua vida, sua dignidade, seus direitos e colaborando com sua luta por justiça, no respeito à sua história e à sua cultura. O indiciamento de missionários do CIMI é uma evidente tentativa de intimidar esta instituição tão importante para os indígenas, e de confundir a opinião pública sobre os direitos dos povos originários.
Em seu longo processo, a CPI desconsiderou dezenas de requerimentos de alguns de seus membros, não ouviu o CIMI e outras instituições citadas no relatório, mostrando-se, assim, parcial, unilateral e antidemocrática. Revelou, dessa forma, o abuso da força do poder político e econômico na defesa dos interesses de quem deseja a todo custo inviabilizar a demarcação das terras indígenas e quilombolas, numa afronta à Constituição Federal. São inadmissíveis iniciativas como o estabelecimento do marco temporal, a mercantilização e a legalização da exploração de terras indígenas por não índios, ferindo o preceito constitucional do usufruto exclusivo e permanente outorgado aos povos.
Chama a atenção que o aumento da violência no campo coincida com o período de funcionamento da CPI da Funai e Incra. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2016 foram registrados 61 assassinatos em conflitos no campo, um aumento de 22% em relação a 2015. As atrocidades ocorridas em Colniza (MT) e Pau D’Arco (PA) elevaram para 40 o número de assassinatos no campo, só neste primeiro semestre de 2017. Levadas adiante, as proposições da CPI podem agravar ainda mais esses conflitos. É preciso que os parlamentares considerem isso ao votarem qualquer questão que tenha incidência na vida dos povos indígenas e demais populações do campo.
Tenha-se em conta, ainda, que as proposições da CPI se inserem no mesmo contexto de reformas propostas pelo governo, especialmente as trabalhista e previdenciária, privilegiando o capital em detrimento dos avanços sociais. Tais mudanças apontam para o caminho da exclusão social e do desrespeito aos direitos conquistados com muita luta pelos trabalhadores e trabalhadoras. 
Ao se colocar na defesa da vida dos povos indígenas, ao lado do CIMI e dos missionários, a CNBB o faz com a convicção de que o “serviço pastoral à vida plena dos povos indígenas exige que anunciemos Jesus Cristo e a Boa Nova do Reino de Deus, denunciemos as situações de pecado, as estruturas de morte, a violência e as injustiças internas e externas” (Documento de Aparecida, 95) que ameaçam os primeiros habitantes desta Terra de Santa Cruz.
O Deus da justiça e da misericórdia ilumine o CIMI e venha em auxílio de nossos irmãos e irmãs indígenas, quilombolas e trabalhadores e trabalhadoras do campo, cuja vida confiamos à proteção de Nossa Senhora Aparecida, Mãe de Deus e Padroeira do Brasil. 
Brasília, 22 de junho de 2017.

Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Presidente da CNBB
Dom Murilo S. R. Kriger, SCJ
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Festejos de Pimenteiras - Piauí segue até esse sábado 24 de junho

Festejos de São João Batista em Pimenteiras do Piaui segue até esse sábado 24 de junho Natividade do Santo Padroeiro da referida Paróquia da cidade.

Programação festiva do novenário e festa do padroeiro





   Nessa ultima noite de novena quem presidira a Santa Missa e o bispo diocesano de Piripiri Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Cardeal Dom Sérgio da Rocha vem ao Piauí receber a medalha Bom Samaritano



A Igreja piauiense se alegra com a proximidade de um importante momento: pela primeira vez, após se tornar um Cardeal Católico Brasileiro, Dom Sérgio da Rocha, virá ao Piauí. A visita a capital Teresina está marcada para o dia 04 de julho onde ele permanece até o dia 06. Dom Sérgio da Rocha é o arcebispo metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Conhecido e amado pela povo da Arquidiocese de Teresina (PI), após suceder a Dom Celso José Pinto da Silva, como arcebispo metropolitano de Teresina, no dia 3 de setembro de 2008.
No dia 04 de julho, o Cardeal desembarca em Teresina e será recepcionado pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, na companhia do Vigário geral da Arquidiocese de Teresina e de membros do Conselho Presbiteral.
“No dia seguinte (05) o Cardeal tem agenda livre pela manhã. Ao meio dia ele se reúne com o Clero da Arquidiocese (padres e diáconos) e esse encontro será seguido de um almoço, no Salão Paroquial de Fátima”, explica o Vigário, padre Tony Batista.
Uma equipe, composta pelos padres Leonildo Campelo e Luiz Eduardo, além do Arcebispo e do Vigário da Arquidiocese de Teresina, organiza esse momento que visa acolher com o amor de Deus aquele que muito contribuiu para o fortalecimento da fé dos fiéis da nossa Igreja quando aqui foi pastor fiel do seu rebanho. Para marcar esse reconhecimento ao Cardeal Dom Sérgio da Rocha, uma missa solene, ainda no dia 05 de julho, será o cenário da entrega da medalha do Mérito Bom Samaritano, a partir das 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores.
“Na missa festiva, participarão também todos os Bispos das Dioceses do Piauí”, reforça padre Tony Batista. “Depois da missa o Cardeal participará de um jantar com os Bispos”, explica.
De acordo com o Padre Luis Eduardo, que também participa da organização do momento “essa visita é uma oportunidade para reconhecer o espírito missionário desse homem de Deus. É justa toda a homenagem! Durante o período em que esteve conosco cultivou os fieis criando laços afetivos, sinceros e duradouros. O nosso Clero o considera pela convivência fraterna e pastoral que foi estabelecida. Ratifico que é muito importante receber um Cardeal da Santa Igreja Romana, pois este constitui um Colégio Especial que assiste ao Papa colegialmente e pessoalmente em diversas funções, principalmente na missão de ajudar o Pontífice na Igreja Católica em todo mundo”, explica.
OUTRAS INFORMAÇÕES: Foi no dia 9 de outubro de 2016, que o Papa Francisco anunciou um novo consistório para a criação de novos cardeais, e entre eles, o nome de Dom Sérgio da Rocha, como Cardeal da Santa Igreja foi confirmado.
Por Vera Alice Brandão (Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina)

Igreja do Piauí realiza 27ª Assembleia Regional de Pastoral



Bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, coordenadores regionais de grupos, movimentos, organismos, pastorais, leigos e leigas das dioceses que compõem o Regional Nordeste IV se reunirão em Teresina (PI), no Centro de Treinamento Padre Tony Batista para a 27ª Assembleia Regional de Pastoral, entre os dias 6 e 8 de julho.
A Assembleia Regional de Pastoral, objetiva refletir sobre a Exortação Apostólica Pós-Sinodal da Papa Francisco, Amoris Laetitia (Sobre o amor na família), tendo como temática “Vocação e missão da família no mundo contemporâneo”. Assim, a Igreja do Piauí busca caminhos para fortalecer o Setor Família das dioceses, bem como animar e despertar os casais para a vivência matrimonial e espiritual, buscando a construção do Reino de Deus, a partir da família, indicando pistas de ação.
A Assembleia será assessorada pelo Bispo de Bom Jesus do Gurgueia e Secretário do Regional Nordeste IV da CNBB, Dom Marcos Antonio Tavoni.
Farão presentes as 9 dioceses do Piauí. Durante os três dias a Assembleia será um espaço de vocação, partilha, estudos e convivência fraterna.
No dia 6 de julho, às 10h30, iniciará com a recepção, credenciamento e acolhida das dioceses.
Durante a 27ª Assembleia Regional, as missas acontecerão: no dia 6 de julho, às 17h30, presidida pelo Bispo diocesano de São Raimundo Nonato (PI), Dom Eduardo Zielski; no dia 7 de julho, às 18h30, presidida por Dom Edilson Nobre, Bispo da Diocese de Oeiras (PI) e 8 de julho, a missa será presidida pelo Bispo da Diocese de Floriano (PI), Dom Edivalter Andrade.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Programação de posse Dom Edivalter Andrade na Diocese de Floriano


Papa nomeia novo bispo para a diocese vacante de Campo Maior, no Piauí



A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 21 de junho, a decisão do papa Francisco em nomear novo bispo para a diocese vacante de Campo Maior, no Estado do Piauí. Trata-se do reverendo padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, C.Ss.R, atualmente vice provincial dos Redendoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE).
Nascido em 05 de fevereiro de 1968, em Esperança (PB), padre Francisco de Assis foi ordenado como sacerdote dia 22 de julho de 2000, em Esperança (PB). O religioso concluiu licenciatura em filosofia, em 1994, pelo Instituo Teológico e Pastoral e bacharelado em teologia, em 1999, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.
Padre Francisco também formou-se jornalista, em 2010, pela Universidade Católica de Pernambuco. O religioso produziu programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE) e a publicação Dom Helder Abrindo Caminhos.

Programação do Tríduo e Festa do padroeiro do Seminário Maior de Teologia de Teresina.


terça-feira, 20 de junho de 2017

PASCOM da diocese de Piripiri elege uma nova coordenação.

"AI DE MIM SE EU NÃO EVANGELIZAR"


Reunidos na tarde desta segunda - feira, 19 de junho na Cúria Diocesana de Piripiri, a Equipe de Pastoral da Comunicação da Diocese de Piripiri elegeu uma nova coordenação.

Estiveram presentes: Dom Estevam, Domingos de Alencar ( atual coordenador da PASCOM da diocese), Aldinei Feitosa, Manoela Novais, Orlando Moura, Luiza Pereira e o Padre Raimundo José.

Após a leitura do evangelho , fez uma avaliação da pastoral nos ultimos anos, logo em seguida houve a eleição da nova coordenação.

1. Coordenadora Diocesana da Pastoral da Comunicação Diocese de Piripiri - PASCOM 

MANOELA NOVAIS

2. Vice - Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação Diocese de Piripiri - PASCOM

ORLANDO MOURA

3. Secretaria

LUIZA PEREIRA

4. Tesoureiro

DOMINGOS DE ALENCAR

5. Assessor

PADRE RAIMUNDO JOSÉ




FONTE DA PASCOM DE PIRIPIRI

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Terminou neste domingo o 5º Congresso da Pastoral Familirar do Regional NE4 da CNBB



Terminou neste domingo (18) o V Congresso da Pastoral Familiar do Regional Nordeste IV da CNBB, que começou na sexta-feira (16) em São Raimundo Nonato. O encontro teve como tema: Família: uma luz para a vida em sociedade.
O congresso foi voltado para agentes de pastorais de todo regional e objetivou analisar e promover experiências, para que a Pastoral Familiar possa atuar junto às famílias, sob a luz da Fé e dos princípios cristãos, para que tenhamos uma sociedade mais justa.
Durante o encontro, os agentes de pastorais tiveram a oportunidade de planejar uma ação pastoral em nível de regional, que consolide os valores cristãos através da evangelização das famílias em suas dioceses, paróquias e comunidades.
Nestes três dias, os participantes do congresso acompanharam palestras, discussões em mesas redondas, painéis e alguns testemunhos. O encontro contou com a presença de bispos, religiosos, religiosas e leigos engajados na Pastoral Familiar.




Por Diocese de São Raimundo Nonato | Fotos: Regis Som

Dom Estevam crisma jovens na paróquia de Cocal de Telha - Piauí


 
  Na tarde de ontem 18 de junho de 2017 o bispo diocesano de Piripiri dom Estevam dos Santos Silva Filho , celebrou uma missa na Comunidade Missionário São João Batista na zona rural do municipio de Cocal de Telha Piauí, que pertence a Paróquia São José Operario. Cerca de 40 jovens receberam o sacramento da confirmação sobre as mãos do bispo.

A missa foi concelebrada pelo padre Jeronimo de Paula Pessoa, pároco da referida paróquia.

Na mesma ocasião também foi celebrada a missa do novenário do santo padroeiro da comunidade São João Batista.


quarta-feira, 14 de junho de 2017

Papa Francisco nomeia dom Geremias Steinmetz como novo arcebispo de Londrina (PR)

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 14 de junho, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante arquidiocese de Londrina, no Estado do Paraná, dom Geremias Steinmetz, transferindo-o da sede episcopal de Paranavaí (PR).
Nascido em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR), dom Geremias foi nomeado para a diocese de Paranavaí pelo papa Bento XVI, em 5 de janeiro de 2011. Sua ordenação episcopal aconteceu em 25 de março de 2011. Atualmente é o quinto bispo da diocese de Paranavaí. Seu lema episcopal é “Reconheceram-no ao partir o pão”.
Mestre em Liturgia pelo Instituto Salmo Anselmo, em Roma, Itália, dom Geremias exerceu várias atividades antes do episcopado. Já foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas (TO); reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora da diocese de Palmas-Francisco Beltrão.
Também já exerceu os postos de assessor diocesano da Pastoral da Criança, da Liturgia e da Catequese. Atualmente, dom Geremiaz é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do regional Sul 2 da CNBB.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Vaticano anuncia criação de site para promover a participação dos jovens na preparação do Sínodo

Vaticano anuncia criação de site para promover a participação dos jovens na preparação do Sínodo
A CNBB recebeu correspondência assinada pelo Cardeal  Lorenzo Baldisseri, ex Núncio Apostólico no Brasil e atual secretário geral do Sínodo dos Bispos informando sobre o lançamento nesta quarta-feira, 14 de junho, de um siwebsite (http://youth.synod2018.va) destinado à preparação da 15ª. Assembleia Geral Ordinária do Sínodo com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Dom Baldisseri diz, na carta, que esta plataforma na internet deve promover uma ampla participação de todos os jovens. Com o website, os jovens receberão informações, e vão poder também interagir no caminho da preparação para o Sínodo. “Isto será possível, entre outras modalidades, através de um outro questionário online que se encontrará no site”, esclarece. As respostas deste último questionário que será disponibilizado na internet serão consideradas pela consulta que a Secretaria Geral do Sínodo está fazendo em toda a Igreja, no mundo inteiro.
O secretário geral do Sínodo pede ainda que as conferências espiscopais criem espaços de partilha de todas as iniciativas dos jovens em vista de preparação do Sínodo em nível paroquial, diocesano e nacional. Ele garante que os responsáveis pelo novo site estarão atentos a essas partilhas e deverão cuidar de leva-las ao conhecimento de outros jovens em outras partes do mundo. Nesta partilha, diz o secretário, podem ser enviados documentos, notícias, artigos, vídeos e fotos.

Papa Francisco lança Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres

Papa Francisco lança Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres
Foi publicada, na manhã desta terça-feira, 13 de junho, no Vaticano, a Mensagem do Papa para o Primeiro Dia Mundial dos Pobres, que tem como tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”.
O Dia Mundial dos Pobres foi instituído por Francisco, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, com uma Carta Apostólica intitulada “Misericórdia e mísera”. A celebração, sinal concreto do Ano Jubilar, se realizará no 33° Domingo do Tempo Comum, que este ano cai em 19 de novembro.
O Papa inicia sua Mensagem, com a citação evangélica do tema central: “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca, mas com obras e com verdade”.
Estas palavras do apóstolo São João – diz Francisco – são um imperativo do qual nenhum cristão pode prescindir. A importância do mandamento de Jesus, transmitido pelo “discípulo amado” até aos nossos dias, tem pleno sentido diante das palavras vazias que saem da nossa boca.
O amor não admite álibis: quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos chamados a amar os pobres. Aliás, é bem conhecida a forma de amar do Filho de Deus: “Ele nos amou primeiro, a ponto de dar a sua vida por nós”.
Deste modo, a misericórdia, que brota do coração da Trindade, se concretiza e gera compaixão e obras de misericórdia pelos irmãos e irmãs mais necessitados.
Neste sentido, o Santo Padre fez diversas referências da vida de Jesus, que ecoou, desde o início, na primeira Comunidade eclesial, que assumiu a assistência e o serviço aos pobres, com base no ensinamento do Mestre, que proclamou os pobres “bem-aventurados e herdeiros do Reino dos Céus”.
Contudo, aconteceu que alguns cristãos não deram a devida atenção a este apelo, deixando-se contagiar pela mentalidade mundana. Mas, o Espírito Santo soprou sobre muitos homens e mulheres que, de várias formas, dedicaram toda a sua vida ao serviço dos pobres.
O Papa recordou que, nestes Dois mil anos, numerosas páginas da história foram escritas por cristãos que, com simplicidade e humildade, se colocaram a serviço dos seus irmãos mais pobres.
Aqui, citou alguns nomes que mais se destacaram na caridade, como São Francisco de Assis, testemunha viva de uma pobreza genuína.
O Santo Padre lembra que, para os cristãos, discípulos de Cristo, a pobreza é, antes de tudo, uma vocação; é seguir Jesus pobre; é o metro para avaliar o uso correto dos bens materiais.
O nosso mundo, muitas vezes, não consegue identificar a pobreza dos nosso dias, com suas trágicas consequências: sofrimento, marginalização, opressão, violência, torturas, prisão, guerra, privação da liberdade e da dignidade, ignorância, analfabetismo, enfermidades, desemprego, tráfico de pessoas, escravidão, exílio e miséria. A pobreza é fruto da injustiça social, da miséria moral, da avidez de poucos e da indiferença generalizada!
Diante deste cenário, não se pode permanecer inertes e resignados, afirmou Francisco. Todos estes pobres – como dizia o Beato Paulo VI – pertencem à Igreja por “direito evangélico” e a obriga à sua opção fundamental.
Por isso, o Papa conclui sua Mensagem para o Dia Mundial dos Pobres convidando toda a Igreja a fixar seu olhar, neste dia, a todos os estendem suas mãos invocando ajuda e solidariedade.
Que este Dia sirva de estímulo para reagir à cultura do descarte, do desperdício e da exclusão e a assumir a cultura do encontro, com gestos concretos de oração e de caridade, para uma maior evangelização no mundo. Os pobres – diz por fim Francisco – não são um problema, mas “um recurso para acolher e viver a essência do Evangelho”. (MT)

Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 12 de junho de 2017

DECRETO EPISCOPAL: NOMEAÇÃO DOS VIGÁRIOS FORÂNEOS

                                       AI DE MIM SE EU NÃO EVANGELIZAR



DOM ESTEVAM DOS SANTOS SILVA FILHO,
POR MERCÊ DE DEUS E SÊ APOSTÓLICA
 BISPO DIOCESANO DE PIRIPIRI – PI




Aos que esta nossa Provisão virem, saudação, paz e bênção no Senhor. 

          Faço saber que, em virtude das necessidades espirituais e pastorais de nossa Diocese, e depois de consultar os presbíteros de todas as Foranias (segundo o cânon 553 par. 02), nomeio para oficio de Vigário Forâneo, para o período de três anos (de 12 de junho de 2017 a 12 de junho de 2019), os Reverendos Padres:


1 - Forania Nossa Senhora dos Remédios - Padre Gilvan Manoel de Sousa

2 - Forania Nossa Senhora do Carmo - Padre Francisco Erlan Leite Pereira

3 - Forania Nossa Senhora da Conceição - Padre Jorge Henrique de Jesus

4 - Forania Nossa Senhora do Desterro - Padre Tadeusz Semmerling

5 - Forania São João Batista - Padre Sandro Lima Silva


Recomendo a todos os Padres, Religiosas, Lideranças leigas e ao Povo de Deus em geral, que acolham nas suas Foranias os Vigários Forâneos e colaborem com eles para que a nossa amada Diocese de Piripiri possa cada dia melhor servir na obra da evangelização.

          Dado e passado em nossa cúria Diocesana de Piripiri – PI, aos 12 de junho de 2017. E, o Padre Raimundo Reinaldo Nunes, Chanceler “Ad hoc” a subscreveu.


                                                                       
 
                                             +Dom Estevam dos Santos Silva Filho
Bispo de Piripiri- PI



___________________________
Padre Raimundo Reinaldo Nunes
Chanceler "Ad hoc"